Make your own free website on Tripod.com

NEEpi - Núcleo de Estudo sobre Epilepsia da FMTM

Fases de uma Crise Epiléptica

Home
Sobre o NEEpi
Entre em contato
Epilepsia - aspectos gerais
O que é Epilepsia?
O que NÃO é epilepsia?
Fases de uma Crise Epiléptica
Classificação das Crises Epilépticas
Links

Quatro componente de uma crise epiléptica podem ser distinguidos. Nem todos os tipos de crise terão os mesmos estágios. A presença ou ausência e a natureza desses estágios são importantes para o diagnóstico do tipo de crise.

I.  FASE PRODRÔMICA

 

 

III. CRISE (ICTUS)

 

Esta fase começa poucas horas ou alguns dias antes da crise real e não deve ser confundida com a AURA. Sintomas prodrômicos incluem: cefaléia (dor de cabeça), irritabilidade, insônia, transtorno do humor (depressão) e agitação.

 

 

Na maioria das crisesperda de consciência e o paciente não é capaz de relatar qualquer característica do ataque. Para isso, o médico depende do relato de familiares ou pessoas que presenciaram a crise. O paciente não possui a crise em sua memória.

 

 

 

 

II. AURA

 

 

IV. FASE PÓS-ICTAL

 

Uma aura precede uma crise em segundos ou minutos. É o início de uma crise e sinais focais da crise. Os sintomas dependem da localização do foco (descarga neuronal elétrica). A sensação de aura é sempre vaga e não descritível, levando a extremo medo. Sensações epigástricas estranhas, sensação de estar sonhando acordado, cheiro desagradável, etc. pode ocorrer. O paciente lembra-se da aura muito bem. Embora nem sempre é capaz de relatá-la com clareza o doente pode afirmar com certeza sobre sua presença (antes de perder a consciência).

 

Esta fase pode estar ausente, pode ser breve ou pode durar várias horas, mesmo dias. Há usualmente um sono profundo, evoluindo com cefaléia, cansaço, irritabilidade, vômito, confusão, dores musculares e ataxia (dificuldade para andar). Paralisia transitória de parte do corpo, conhecida como “Paresia de Todd” pode ocorrer durante poucas horas ou dias. Fala alterada ou afasia pode ocorrer quando o hemisfério cerebral dominante do cérebro tiver sido envolvido.  Comportamento alterado e crises emocionais podem ocorrer e se o paciente for contido pode se tornar violento.

epilepsy.gif

Copyright 2005
NEEpi - Núcleo de Estudo sobre Epilepsia da FMTM
Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG
Webmaster: Valdênia das Graças Nascimento
(Coordenadora Fundadora)
Criador do site e 1º Webmaster: João Alberto de Souza Ribeiro
(Coordenador Fundador)
 
Site criado em abril de 2005