Make your own free website on Tripod.com

NEEpi - Núcleo de Estudo sobre Epilepsia da FMTM

Classificação das Crises Epilépticas

Home
Sobre o NEEpi
Entre em contato
Epilepsia - aspectos gerais
O que é Epilepsia?
O que NÃO é epilepsia?
Fases de uma Crise Epiléptica
Classificação das Crises Epilépticas
Links

De maneira geral, epilepsia pode ser dividida em duas categorias: IDIOPÁTICA, quando não há uma causa aparente, e SECUNDÁRIA, quando a causa é reconhecida.
Crises podem ser GENERALIZADAS ou PARCIAIS (focais). Nas crises generalizadas, os membros dos dois lados (direito e esquerdo) são afetados simultaneamente. Em crises parciais, descargas elétricas anormais focalizam-se em um lado do cérebro. Posteriormente, este impulso elétrico pode ser conduzido para o outro hemisfério cerebral. Este processo de condução do impulso elétrico é chamado GENERALIZAÇÃO SECUNDÁRIA.

Crises Generalizadas

Em crises generalizadas, pacientes repentinamente param o que estão fazendo, olhos e cabeça lateralizam e o corpo enrigece. Segue-se então, abalos dos braços e pernas, grunhidos e salivação espumosa. Durante o episódio, a língua pode ser mordida ou severamente lesada, resultado de uma queda ou outro acidente. Às vezes pode ocorrer liberação esfincteriana, urinando e/ou defecando. O corpo relaxa após poucos segundos ou minutos e em seguida o doente dorme por um período invariável de tempo. O paciente desconhece completamente a crise, sendo que esta também pode ocorrer durante o sono.
Crises generalizadas podem manifestar-se também de outras maneiras, no entanto, a crise generalizada primária tônico-clônica é a mais comum.

Crises Parciais

As crises parciais são divididas em dois grupos: CRISES PARCIAIS SIMPLES, na qual a consciência é mantida, e CRISES PARCIAIS COMPLEXAS, na qual a consciência é prejudicada.

Copyright 2005
NEEpi - Núcleo de Estudo sobre Epilepsia da FMTM
Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG
Webmaster: Valdênia das Graças Nascimento
(Coordenadora Fundadora)
Criador do site e 1º Webmaster: João Alberto de Souza Ribeiro
(Coordenador Fundador)
 
Site criado em abril de 2005